fbpx

Pinheiro de natal… Natural ou Artificial?

Tempo de leitura: 2 minutos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Pinheiro natural ou artificial?

Este ano é o primeiro Natal cá em casa e isso significa adquirir um pinheiro, e a nossa primeira dúvida foi logo natural ou artificial? Cá em casa queríamos fazer a escolha certa em relação ao nosso pinheiro e ao mesmo tempo tomar um decisão sustentável.

Joana e a cadela Noa sentadas em frente ao pinheiro de Natal

Pinheiros de plástico

A verdade é que estes pinheiros podem ser reutilizados durante bastante tempo, e isto parece-me uma melhor opção do que usar árvores reais como algo descartável, visto serem essenciais para a absorção do dióxido de carbono. Contudo a grande procura de pinheiros artificiais incentiva a uma maior produção, que leva a uma maior produção de CO2. A A Carbon Trust, entidade que desenvolvem planos para combater a crise climática, conta que uma árvore de Natal artificial com cerca de dois metros de altura tenha uma pegada de CO2 que ronda os 40kg.

Pinheiros naturais

Há obviamente uma indústria de plantação e venda de pinheiros de natal, esta indústria leva ao desflorestamento de áreas biodiversas e isso nós não queremos. Portanto quando escolhemos um pinheiro natural, que é uma opção viável, mas devemos de nos informar primeiro sobre o porquê de serem cortados e origens do pinheiro, e se for o caso, se é possível replantar ou não.

Pinheiro natural ao lado da lareira

Se estão com ideias de comprar um novo pinheiro de natal, deixo-vos aqui duas dicas:

  • no caso de optarem pelo artificial, devido à sua durabilidade e poder de reutilização, então optem por comprar um em segunda mão. Esta opção é uma boa forma de evitar o desperdício.
  • se preferem o pinheiro natural então deixo-vos aqui uma sugestão, que foi a opção cá em casa: o Pinheiro Bombeiro, uma iniciativa da startup portuguesa rnters. Permite o aluguer de pinheiros naturais, que são cortados para limpeza de terrenos para combate aos incêndios, e dos 20€ do aluguer 5€ revertem para a compra de material para combate aos incêndios para os bombeiros voluntários.
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuares a navegar, é considerado que aceitas a sua utilização.